Teste Ergométrico?! Para que serve o como é feito?

O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, é um exame que tem como objetivo avaliar a função cardiovascular durante o esforço, logo, é um dos exames mais importantes dentro de uma avaliação para a realização de atividade física.

Este exame tem quatro funções principais:

- Avaliar a capacidade funcional da pessoa, ou seja, o grau de condicionamento físico, podendo ser útil também para ajudar na definição de faixas de freqüência cardíaca de treino;

- Avaliar o comportamento da pressão arterial durante o esforço e a recuperação;

- Detectar arritmias cardíacas;

- Detectar alterações sugestivas de isquemia miocárdica, ou seja, a presença de obstrução de artérias coronárias que pode causar infarto ou angina (dores torácicas de origem cardíaca).

O tempo total do exame, incluindo sua preparação, é de cerca de 30 minutos. Para a realização do exame são colocados alguns adesivos (eletrodos) no tórax do paciente que são ligados por fios ao computador que registra o eletrocardiograma durante todo o exame. Um aviso para os homens mais bem dotados de pêlos é que pode ser necessário raspá-los para se obter um exame de boa qualidade. Além disso, é colocado um aparelho no braço para a medida da pressão arterial.

O exame pode ser realizado em esteira ou bicicleta ergométrica, sendo que atualmente existe uma tendência para usar a esteira na maioria dos casos, ficando indicada a bicicleta para atletas ciclistas ou pessoas que tenham dificuldade para se adaptar à esteira rolante.

Por último, vale lembrar que, embora seja um exame relativamente simples e seguro, não podemos descartar a possibilidade de ocorrer alguma complicação cardíaca durante o exame, sendo importante a sua realização em um ambiente adequado com uma equipe de técnicos e médicos com experiência e todo o suporte para atendimento de possíveis complicações.

 

Tags: , ,

Os comentários estão fechados.