Hipertiroidismo

O hipertireoidismo é caracterizado pela hiperatividade da tireóide. Essa doença ocorre quando a glândula tiróide produz hormônios em excesso.

O hipertireoidismo possui várias causas, incluindo reações imunológicas, inflamação da tireóide ou nódulos tóxicos, conhecido como adenoma, que produz hormônios tireoidianos em grandes quantidades.

No hipertireoidismo, independentemente de sua causa, todas as funções orgânicas aceleram, desenvolvendo sintomas como palpitações cardíacas, a pressão arterial aumentada, a percepção de calor mesmo em um ambiente frio, além de aumento da umidade da pele e tremores nas mãos, nervosismo, cansaço, fraqueza, maior apetite com perda de peso, insônia, e diarréia.

O hipertireoidismo pode causar alterações características nos olhos, que podem indicar a presença do hipotiroídismo, como: inchaço em volta dos olhos, aumento da produção de lágrimas, irritação e uma sensibilidade incomum à luz.

Nos idosos os sintomas são ligeiramente diferentes com a presença de fraqueza, sonolência, confusão mental e arritmias cardíacas .

O hipertiroidismo pode ocorrer também em bebês recém-nascidos, sendo a causa mais como a doença de Graves, que é um distúrbio auto-imune no qual o organismo produz anticorpos que estimulam a tireóide.

Os comentários estão fechados.