Causas e dicas das dores nas pernas

As dores nas pernas são comuns a muitas pessoas, de todas as idades. Saber como tratar as dores nos membros inferiores pode se tornar complicado, já que as causas podem ser várias. Aprenda neste artigo algumas causas e dicas para aliviar a dor nas pernas.

  • Muitas são as pessoas que sentem dores e ardor enquanto caminham, nomeadamente na barriga das pernas. Estas podem estar relacionadas com possíveis problemas arteriais. Artérias entupidas, colesterol, aterosclerose são alguns exemplos que poderão estar a ser responsáveis pelas dores nas suas pernas. Estas doenças quando não são tratadas a tempo, podem levar a um enfarte do coração, derrames cerebrais ou até mesmo à amputação das pernas.
  • coluna pode também ser responsável pelas dores nas pernas. A coluna está internamente ligada às pernas, através de nervos e ligamentos. Problemas de peso,stress, passar muito tempo em pé ou sentado, podem ser algumas causas das dores nas pernas e articulações. Tente mudar hábitos na sua vida e descobrir junto com o seu médico donde vêm as dores nas pernas.
  • Se sente dor ao levantar-se, nomeadamente dor nos joelhos, pode-se tratar de um problema de artrose.
  • Outro sintoma a verificar é a tonalidade da pele na zona das pernas, bem como a temperatura da mesma. Verifique se o tom de pele está alterado ou se a perna está com uma temperatura quente. Verifique principalmente se tem as pernas roxas, já que isto poderá ser resultante de uma má circulação..
  • Varizes podem muitas vezes causar dores e sensação de cansaço nas pernas. As veias ficam mais grossas, trazendo dores, problemas de pele, ulcerações, etc

Estudos mostram que uma das maiores causas das dores nas pernas são os problemas circulatórios. Não ignore os sintomas e sinais do seu corpo. Procure quanto antes um médico que possa ajudar a descobrir donde vem o problema. O mais importante para um diagnóstico correcto e eficiente é averiguar donde surge o problema. Descreva minuciosamente ao seu médico quando sente mais dores, a que horas do dia, em que situações e em que posições está mais desconfortável. Lembre-se que para existir um correcto tratamento das dores nas pernas, terá que existir primeiro um diagnóstico eficiente.

Dicas para diminuir as dores nas pernas:

  • Se tem um emprego que o obriga a passar muitas horas sentado ou de pé, tente fazer alguns alongamentosandar um pouco, no mínimo de hora a hora, quando vai por exemplo, à casa de banho.
  • Se trabalha sentado, sente-se bem encostado à cadeira e procure por não cruzar as pernas.
  • Sempre que for possível, deite-se durante alguns minutos, elevando as pernas acima da altura do coração.
  • sol e o calor não são amigos das suas pernas. Evite estar com as pernas ao sol durante muito tempo e evite ainda a água do banho com temperatura elevada. Faça um banho de água morna e melhore a circulação das pernas, passando-as de seguida com água fria. Repita a operação algumas vezes.
  • Antes de ir dormir, faça uma massagem nas pernas, com movimentos circulares e de baixo para cima, de modo a melhorar a circulação sanguínea.
  • Use meias roupa confortáveis e não se esqueça de usar um calçado cómodo e baixo.
  • Pratique exercício físico e mantenha o peso ideal para o seu corpo.
  • Verifique a sua tensão arterial regularmente. Faça exames médicos, verificando ainda os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, etc.
  • Faça uma alimentação saudável e variada. Alimentos ricos em açúcares e gorduras são prejudiciais para a sua saúde e para a saúde das suas pernas.
  • Não fume. O tabaco é muito prejudicial para a circulação, uma das maiores causas das dores nas pernas.

Não se esqueça de consultar um médico da especialidade ou até um médico cardiologista, já que grande parte dos sintomas estão relacionados com problemas de circulação. As dicas neste artigo podem ajudar a melhorar as dores nas pernas, mas não resolvem um possível problema mais grave, que esteja a provocar as dores nas pernas.

Não ignore o cansaço, as dores nem o peso nas pernas. Lembre-se que todos estes sintomas são sinais de que algo não está bem consigo. Aconselhe-se junto do seu médico, enumerando todos os sintomas.

Tags: , , , , ,

Os comentários estão fechados.